Clube de Xadrez DMT
CAMPEONATO ESTADUAL DE XADREZ 2017
FASE REGIONAL
DIAMANTINO E REGIÃO
CAMPEONATO ESTADUAL DE MENORES 2017 – REGULAMENTO GERAL
DIAMANTINO E REGIÃO
ART. 1 – O Campeonato Estadual de categorias menores é uma prova oficial da Federação Mato Grossense de Xadrez - FMTX, sendo realizado conforme o disposto no presente regulamento.
ART. 2 – O Campeonato Mato Grossense de Menores do ano de 2017 é constituído pelos seguintes Campeonatos Mato Grossenses:
a) Campeonato Mato Grossense Pré-Mirim (Sub 08), para os nascidos em ou após 01 de janeiro de 2009;
b) Campeonato Mato Grossense Mirim (Sub 10), para os nascidos em ou após 01 de janeiro de 2007;
c) Campeonato Mato Grossense Pré-Infantil (Sub 12), para os nascidos em ou após 01 de janeiro de 2005;
d) Campeonato Mato Grossense Infantil (Sub 14), para os nascidos em ou após 01 de janeiro de 2003;
e) Campeonato Mato Grossense Cadetes (Sub 16), para os nascidos em ou após 01 de janeiro de 2001;
f) Campeonato Mato Grossense Infanto-Juvenil (Sub 18), para os nascidos em ou após 01 de janeiro de 1999.
ART. 3 – Poderão Participar dos Campeonatos Mato Grossenses mencionados no ART. 2.º todos os enxadristas que cumprirem os requisitos de idade e demais disposições deste regulamento, bem como quitarem as taxas devidas a essa participação.
ART. 4 – Na fase final de cada campeonato relacionado no ART. 2.º, somente poderá participar o/a enxadrista regularmente cadastrado/a pela FMTX.
ART. 5 – Para se inscrever na competição o enxadrista deverá acessar o link e preencher o formulário até às 23h59min do dia 24/03/2017 (sexta).
ART. 6 – O valor da inscrição é de 10 reais.
ART. 7 – Ao final da competição, caso haja empate entre os atletas, será usado os seguintes critérios de desempate:
-
Confronto Direto;
-
Buchholz Total;
-
Buchholz Mediano;
-
Maior número de vitórias com as pretas;
-
Sorteio.
ART. 8 – A seletiva regional classificará para a fase final de cada campeonato correspondente:
· Um (01) enxadrista a cada cinco (5) participantes (ou fração) da respectiva categoria para evento organizado por organizadores e associações filiadas; e
· Um (01) enxadrista a cada dez (10) participantes (ou fração) da respectiva categoria, para evento organizado por organizadores sem associação filiadas.
ART. 9 – Terão direito a participar diretamente da fase final de 2017, dentro da respectiva categoria:
a) Classificados em cada fase regionais;
b) Os campeões de cada uma das categorias Sub 08 a Sub 18 do ano de 2016;
Parágrafo único – Na situação em que o campeão do ano anterior tenha superado o limite da idade estabelecido para a respectiva categoria, poderá o mesmo participar diretamente da final na categoria imediatamente superior.
ART. 10 – O/s organizador/es das fases finais dos Campeonatos Mato Grossenses de Menores tem o direito de indicar um enxadrista para participar de cada um dos eventos sob a sua responsabilidade.
ART. 11 – Os Clubes Filiados à FMTX, em dia com as suas obrigações em 2017, poderão indicar um (1) enxadrista por categoria. Parágrafo único – O Clube filiado que fizer uso da indicação de que trata o “caput” deverá encaminhar à FMTX as indicações com antecedência mínima de sete dias antes da realização da fase final.
ART. 12 – A FMTX poderá indicar enxadristas para participarem diretamente na fase final dos Campeonatos Mato Grossenses de Menores, devidamente justificados com base no desempenho técnico em competições estaduais e/ou nacionais, ou ainda por consenso dos membros da diretoria da FMTX.
ART. 13 – Caso um enxadrista com direito a participar diretamente da fase final, por ter sido campeão em 2016, participe de etapa regional e obtenha no torneio colocação correspondente a uma vaga para a fase final, esta será desconsiderada, ficando o direito à vaga para a final para o competidor seguinte da lista de colocados.
ART. 14 – Se um enxadrista classificado para a fase final não comparecer à mesma, a vaga não poderá ser ocupada por outro enxadrista.
ART. 15 – Caso um enxadrista obtenha classificação para a fase final em mais de uma etapa classificatória, será designado ao mesmo a vaga referente ao primeiro evento, em ordem cronológica de realização, liberando a(s) vaga(s) em evento(s) posteriores.
ART. 16 – A seletiva regional será realizada no dia 25 de março, com início às 08h00min no Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado Diamantino. O tempo de jogo será de 20 min./K.O. para cada jogador, obedecendo-se o regulamento de Xadrez Rápido da FIDE.
ART. 17 – O sistema e o número de rodadas de cada campeonato obedecerão aos seguintes critérios:
I – Com 2 (dois) jogadores: match de três partidas;
II – De 3 a 4 participantes: Schüring em turno e returno;
III – De 5 a 6 participantes: Schüring em turno único;
IV – De 7 em diante: Sistema suíço em cinco rodadas;
ART. 18 – O jogador que cometer três jogadas irregulares perderá o confronto em análise. Consideraremos jogadas irregulares:
-
Lances que colocam o próprio Rei em xeque;
-
Movimentos errados de peças;
-
Lances impossíveis;
-
Peça tocada e não mexida;
-
Promoção irregular do peão;
ART. 19 – O jogo será encerrado e seu adversário será o vencedor se:
-
Você derrubar o Rei;
-
Derrubar o Relógio;
-
Bater na mesa e derrubar três ou mais peças.
ART. 20 – Haverá premiação em medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria.
ART. 21 – No dia da competição, caso tenha algo a reclamar sobre a partida, faça isso antes de sair da sala (após a partida). Após a saída da sala não será permitida nenhuma reclamação.